Uma grande festa esportiva
POÇOS DE CALDAS SEDIA ETAPA DA COMPETIÇÃO DESENVOLVIDA ENTRE JOVENS DE 12 E 14 ANOS.

Na última semana de outubro, a cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, esteve em festa esportiva. Três mil e duzentos atletas, representando 800 escolas públicas e privadas e 21 Estados da federação, participaram das Olimpíadas Escolares de 2008, etapa para jovens entre 12 e 14 anos. Diversas modalidades, disputadas em 21 instalações esportivas, fizeram parte da competição: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. O evento, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Ministério do Esporte, contou com o apoio das Organizações Globo e a participação da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. As Olimpíadas Escolares, maior competição do país nesse gênero, têm o propósito de incentivar à prática esportiva entre os jovens. Além disso, a competição, que está na sua 4a edição, habitualmente revela promessas do esporte brasileiro.
Jogos, palestras, gincanas, vídeos e turismo foram algumas das atividades
que aconteceram durante os 10 dias de realização do evento. Houve intensa programação esportiva e cultural na cidade mineira, que envolveu os atletas e a comunidade local. Destacaram-se iniciativas como o Cine Sarau Petrobras, a Biblioteca Ambulante com contadores de história, o Teatro de Bonecos e uma exposição de fotos dos Jogos Olímpicos de Pequim.
Estiveram presentes muitos medalhistas brasileiros em jogos olímpicos e pan-americanos. Entre eles: Claudinei Quirino e Arnaldo de Oliveira (atletismo); Karen Rocha (basquete); Daniele Hypólito e Diego Hypólito
(ginástica artística); Edinanci Silva (judô); Nicolas Oliveira (natação);
Marcel Stümer e Juliana Almeida (patinação artística); Hugo Hoyama (tênis
de mesa); Ana Paula Scheffer, Angélica Cristina, Bruna Silva e Bruna
Morais (ginástica rítmica); e Cassius Duran (saltos ornamentais).
A próxima etapa das Olimpíadas 2008, para atletas entre 15 e 17 anos,
acontecerá entre os dias 6 e 16 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba.

 

IR PARA O SUMÁRIO DESTA EDIÇÃO

PÁGINA INICIAL