O mapa das competições e das organizações
FIQUE POR DENTRO DOS PRINCIPAIS EVENTOS DO ESPORTE UNIVERSITÁRIO.

Um dos grandes problemas do esporte universitário brasileiro é a falta de uma política estruturada que integre as várias iniciativas das organizações esportivas. São muitas e importantes ações, mas que, às vezes, perdem-se no isolamento e na falta de apoio. As iniciativas são de toda ordem e dos mais variados níveis. Campeonatos regionais,municipais, estaduais e nacionais são desenvolvidos durante o ano todo. As organizações variam também em relação à abrangência esportiva. Ligas, faculdades e atléticas promovem torneios de uma ou de várias modalidades, para estudantes de um determinado curso, ou de uma determinada área de ensino, ou ainda de vários cursos (jogos intercursos).
Dando continuidade a um dos objetivos centrais da existência desta revista,
divulgar o esporte universitário, a Unesporte publica abaixo dados de algumas das principais organizações e competições esportivas. Trata-se de uma relação inicial, mas que já serve de guia de inserção no universo esportivo universitário, que é rico, crescente e, em certa medida, caótico.

 

Jogos Universitários de Comunicação e Arte – realizados anualmente pela Liga Atlética Acadêmica de Comunicação e Artes. Na versão deste ano, 15a, realizada na cidade de Guaratinguetá, 8 faculdades disputaram as seguintes modalidades esportivas: basquete, vôlei, futsal, handebol, natação, tênis de mesa e futebol de campo. O Mackenzie sagrou-se campeão.
A universidade que fica em último lugar é rebaixada e tem de disputar o Pré-JUCA, jogos que antecedem o evento principal. Outras informações podem ser obtidas no site www.jucaonline.com.br

 

Torneio, que está na sua 24a edição. Ele é realizado anualmente, em uma cidade do interior paulista, no feriado de Corpus Christi. O evento congrega oito faculdades da USP: Direito, Medicina, FEA, Medicina- Ribeirão, Poli, Farmácia, Odontologia e Agricultura. Este ano, a cidade-sede foi Botucatu, que recebeu mais de 4 mil estudantes.

 

Estes jogos foram criados este ano e tiveram início dia 9 de agosto. A disputa de diversas modalidades esportivas está em andamento.
A organização do evento é da Associação Brasileira do Esporte Educacional (Abrade) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação e da Coordenadoria da Juventude.

 

Este ano, foi realizada a 4a edição das Olimpíadas Universitárias, em Maceió, Alagoas. Essa competição dá continuidade aos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), cuja última versão, 52a, foi realizada em São Paulo, em 2004. As Olimpíadas são um evento anual com etapas estaduais e nacionais. A organização nacional do evento é de responsabilidade do COB e da CBDU. As etapas estaduais são organizadas pelas federações de cada Estado. As Olimpíadas contam com o apoio das Organizações Globo.

 

Foi criada em 1967, envolvendo as principais faculdades de medicina do Estado de São Paulo – atualmente a Faculdade de Medicina da USP não participa. Geralmente o torneio é realizado na Semana da Pátria, em uma cidade do interior paulista. Desde de 2006, o evento é organizado pela Liga Esportiva das Escolas de Medicina de São Paulo, com o apoio da Associação Paulista de Medicina. Este ano, a Intermed foi realizada em Araraquara.

 

Jogos Universitários de São Paulo – Campeonato organizado pela Federação Universitária de São Paulo (FUPE), realizado anualmente no segundo semestre. A edição deste ano conta com o apoio da Secretaria de
Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo. São mais de 50 atléticas
que participam do evento.

 


A Liga Universitária Paulista de Atletismo Amador - organizada pela Associação Esportiva de Atletismo Red Fox Runners. A LUPAA desenvolve uma competição anual dividida em 4 etapas, duas em cada semestre. Quase todas as modalidades do atletismo são praticadas nesse evento. A 3a e a 4a etapas foram realizadas recentemente na pista de atletismo do
Ibirapuera. O evento se fortalece a cada ano.
O site da liga: www.lupaa.com.br

 

A LUP se originou da expansão da Liga Esportiva Universitária do Grande ABC. Ela organiza o Torneio Universitário Paulista, que se desenvolve durante todo o ano. No primeiro semestre, há a Copa Universitária; no segundo, os Jogos Universitários. Este ano, estão participando do evento aproximadamente 40 entidades e 8 mil estudantes, que disputam inúmeras modalidades esportivas, em equipamentos da cidade de São Paulo e da Região do Grande ABC.
O endereço eletrônico da liga é o seguinte: ligapaulista@ligapaulista.com

OS JOGOS ORGANIZADOS POR ÁREA DE ENSINO REALIZAM-SE ANUALMENTE

INTERPSICO
Na edição deste ano, 13a, realizada na cidade de Lindóia, a vencedora foi a USP. O torneio reuniu 10 faculdades de psicologia do Estado de São Paulo.
Além da USP, participaram PUC-SP, USP-RP, UFSCar, Unimep, Mackenzie, São Marcos, PUCCamp, Metodista e FMU.

ENGENHARÍADAS
A Poli e o Mackenzie são as grande rivais desses jogos, que reúnem, além dessas duas, várias faculdades de engenharia de São Paulo e Minas Gerais. Entre elas, estão: Unicamp, PUC-Campinas, FAAP, FEI, Mauá, USP-São Carlos, UFSCar, Itajubá.

JURÍDICOS
Entre os participantes dos jogos Jurídicos do Estado de São Paulo estão as faculdades de Direito da PUC-SP, PUC-Campinas, USP, Mackenzie, FMU e Unesp. Outros Estados também realizam jogos e há uma competição nacional.

INTERCOMP
Competição entre as faculdades de computação, matemática e estatística do Estado de São Paulo. Este ano, os jogos foram realizados na cidade de Pirassununga e reuniram os alunos das seguintes instituições: CAASO,
UFSCar, Unicamp, IME-USP, PUCCamp, Unesp-Rio Claro, USP-Leste, USP-Ribeirão Preto, PUC-SP e Mackenzie.

ECONOMÍADAS
Jogos realizados em uma cidade do interior do Estado de São Paulo, nos quais participam alunos de economia, administração e ciências contábeis.
Além do Mackenzie, campeã da maioria das edições, participam do torneio a FGV, FEA-USP, FEA-PUC, Unicamp, ESPM, UNIP e FAAP, entre outras.

INTERFONO
Os Jogos de Fonoaudiologia do Estado de São Paulo estão na 29a edição e reúnem as mais importantes faculdades de São Paulo. Entre elas, estão: USP, PUC, Santa Casa, Unifesp e São Camilo.

INTERVET
Evento esportivo do qual participam os estudantes de faculdades de medicina veterinária.

 

IR PARA O SUMÁRIO DESTA EDIÇÃO

PÁGINA INICIAL