O Minonette foi criado em 1895
SENSAÇÃO É PROVOCADA PARA ESTIMULAR CONSUMO DESENFREADO

No final do século XIX, 1895, o professor de educação física americano William C. Morgan criou o Minonette. A idéia que inspirou Morgan foi dar origem a um esporte no qual não houvesse contato físico e a incidência de lesões fosse baixa. Além disso, diferentemente do vôlei moderno, buscava-se um esporte de pouca esportes de muita movimentação, pois a atividade tinha como alvo os idosos da Associação Cristã de Moços (ACM) de Holyoke, em Massachusets, nos Estados Unidos da América do Norte.
Morgan estabeleceu uma quadra retangular para a prática do novo esporte
e a dividiu ao meio com uma rede semelhante à de tênis, a uma altura de 1,83m. O jogo, disputado por duas equipes, consistia em passar uma câmera de bola de basquete por cima da rede, utilizando as mãos. Foi essa característica que provocou a troca do nome original para “volleyball”. No século seguinte ao da sua criação, o vôlei sofreu inúmeras mudanças
– equipamento, regras, atletas -, e se transformou em um dos esportes mais populares do mundo. Em 1947, foi fundada a Federação Internacional de Volleyball, em Paris, França. O vôlei tornou-se esporte olímpico na Olimpíada de Tóquio (Japão), em 1964.

O VÔLEI BRASILEIRO

Na América do Sul, o vôlei apareceu primeiro no Peru, em 1910. Uma missão norte-americana contratada pelo governo peruano tinha a tarefa de organizar a instrução primária desse país. Os programas de educação física foram alterados. Introduziu-se o ensino de basquetebol, handebol e voleibol. Alguns anos depois, a ACM de Montevidéu, no Uruguai, incentivou a prática dessa modalidade esportiva.
A origem da prática do vôlei no Brasil é polêmica. Oficialmente a primeira competição foi realizada em Recife, Pernambuco, em 1915, e organizada pela ACM local. Dois anos mais tarde, o esporte foi introduzido em São Paulo, também pela ACM. A partir de então, o esporte se disseminou como integrante das práticas da educação física escolar e se popularizou.
O Brasil participou da sua primeira competição internacional em 1951, 1o Campeonato Sul-Americano. Três anos depois, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) foi fundada com o objetivo de difundir esse esporte. O Brasil é o único país que participou de todas as edições dos Jogos Olímpicos na modalidade de vôlei masculino.

O VÔLEI DE PRAIA

Nos anos de 1930, em Copacabana e Ipanema, já era possível ver praticantes de vôlei de praia. Mas durante muito tempo essa modalidade esportiva foi tida apenas como uma atividade recreativa de final de semana. A partir do Hollywood Volley, competição organizada nas praias do Rio de
Janeiro (Copacabana) e de São Paulo (Santos), na qual estiveram reunidos
os principais jogadores do mundo, a visibilidade e a importância desse esporte aumentaram.
Em 1987, a modalidade foi oficializada pela Federação Internacional de Vôlei
(FIVB). No mesmo ano, realizou-se o primeiro campeonato mundial masculino, na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro; e, em 1989, a FIVB instituiu o Circuito Mundial Masculino. As primeiras competições femininas foram realizadas em 1992 e o circuito mundial para as mulheres foi instituído em 1994. A estréia do vôlei de praia como esporte olímpico aconteceu em Atlanta.

IR PARA O SUMÁRIO DESTA EDIÇÃO

PÁGINA INICIAL