Campeonato Brasileiro de Taekwondo
SELETIVA PARA O MUNDIAL UNIVERSITÁRIO É REALIZADA EM PIRACICABA

Passagem para o Mundial: atletas mostram medalhas que conquistaram em Piracicaba.

Foi realizado, no dia 24 de maio, no ginásio do Clube de Campo de Piracicaba, o Campeonato Brasileiro Universitário de Taekwondo, evento seletivo para a formação da seleção brasileira que representará o país no Mundial Universitário em Belgrado, na Servia, entre os dias 16 a 20 de julho deste ano.
O evento contou com a participação de mais de 200 atletas, muitos dos quais são conhecidos pela boa técnica e pelo alto nível de desempenho esportivo, como Diogo Silva, primeiro medalhista de ouro nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, e Marcel Wenceslau, atleta olímpico em Atenas. A realização do evento ficou por conta do Conselho de Pais e Amigos do Taekwondo e Hapkido de Piracicaba (Conpath), Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras de Piracicaba (Selam), Confederação Brasileira do Desporto Universitário (Cbdu) e Academia Nippon.
A seletiva qualificou quinze atletas para participar do próximo mundial. Entre eles, estão Kátia Arakaki, São Paulo; Joseane Lima, Pará; Mariana Kaminagossura, Paraná; Marriani Horman, São Paulo; Clayton Santos, São Paulo; Cristiano Valeriano, São Paulo; e José Acioli, Rio Grande do Norte.
No dia anterior (23), houve coquetel de abertura do evento, ocasião em que foi apresentada a equipe da cidade (Nippon / Selam / Amhpla / XV de Piracicaba), em presença de representantes da modalidade, de dirigentes esportivos, e da mídia local. Nessa oportunidade, foi apresentado o projeto “Escola de Campeões”, o qual prevê, por meio de recursos da lei federal de incentivo fiscal ao esporte, a construção de um dos maiores centros de treinamento da modalidade da América, em terreno doado pela prefeitura de Piracicaba.
Para o coordenador da equipe Frederico Mit oka, a realização do evento em Piracicaba “foi uma tentativa de aproximar o esporte amador das universidades em busca de bolsas de estudo para atletas de alto rendimento.”

Taekwondo, a arte da defesa pessoal

O taekwondo é o aprimoramento de diversas lutas coreanas de origens antigas. Em coreano a palavra taekwondo é composta de vários significados. “Tae” significa saltar, voar, chutar ou quebrar o pé; “kwon” significa socar ou destruir com punhos; e “do” é a arte, o caminho, o método. Assim, taekwondo é uma arte de defesa pessoal, uma técnica de combate sem armas, na qual se utilizam as habilidades das mãos e dos pés.
A prática dessa arte marcial propicia a melhoria da saúde e o desenvolvimento do equilíbrio emocional e das capacidades funcionais do indivíduo.

IR PARA O SUMÁRIO DESTA EDIÇÃO

PÁGINA INICIAL